Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Farrapo


substantivo masculino

Pedaço de pano, de papel usado, rasgado.

[Brasil: RS] Alcunha dada aos insurretos da revolução de 1835 no Rio Grande do Sul; O mesmo que farroupilha.

Sinônimos de Farrapo

Farrapo é sinônimo de:andrajo, trapo,

Definição de Farrapo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: far-ra-po
Plural: farrapos

Frases com a palavra Farrapo

Uma mulher, que não seja estúpida, cedo ou tarde encontra um farrapo humano e tenta salvá-lo. Às vezes consegue. Porém, uma mulher, que não seja estúpida, cedo ou tarde encontra um homem são e reduze-o a um farrapo. Sempre consegue.

Gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.

No polo oposto, o de filmes como "O Voo", é inevitável que o farrapo humano destruído por roleta, garrafa, seringa e vídeos acabe confessando que precisa de ajuda, numa catarse de lágrimas que aponta para a salvação na existência regrada, "normal".

Ou, então, é um simples mendigo: um farrapo físico, para alguns moral, que depende da generosidade de terceiros.