Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Extirpar


verbo bitransitivo

Arrancar pela raiz: extirpar do solo as ervas ruins.

[Medicina] Extrair (um cisto, um fibroma etc.): extirpar um tumor.

[Figurado] Causar o fim de; extinguir, exterminar: extirpar o ódio do coração; extirpar o vício.

Destruir por completo; acabar: extirpar a criminalidade das ruas.verbo bitransitivo

Ocasionar a ruína, a destruição de; aniquilar: extirpar toda a maldade do mundo.Etimologia (origem da palavra extirpar). Do latim exstirpare.

Sinônimos de Extirpar

Extirpar é sinônimo de:arrancar, extrair, erradicar, extinguir, exterminar, destruir,

Definição de Extirpar

Classe gramatical: verbo bitransitivo
Separação silábica: ex-tir-par

Frases com a palavra Extirpar

Devido a doença, ele passou por uma cirurgia para extirpar o tumor maligno, localizado na zona pélvica.

Ele sobrevivera a cirurgias para extirpar um câncer nos pulmões e a uma operação nos intestinos no final dos anos 1990 que o deixaram fragilizado por mais de uma década.

Perto, muito mais perto do que nunca estivemos de diminuir verdadeiramente a desigualdade, de extirpar a miséria, de distribuir dignidade a nossos conterrâneos menos favorecidos.