Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Estratagema


substantivo masculino

Manobra ou plano em que são estudados os objetivos para serem colocados em prática.

[Por Extensão] Qualquer ação ardilosa, astuciosa; armadilha: não cai nos seus estratagemas.

[Militar] Especialidade militar que se baseia em planejar ações de guerra.Etimologia (origem da palavra estratagema). A palavra estratagema tem sua origem no italiano "stratagemma", pelo do grego "strategema,atos", com sentido de artifício de guerra.

Definição de Estratagema

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: es-tra-ta-ge-ma
Plural: estratagemas

Frases com a palavra Estratagema

Ganham-se melhor as guerras pelo estratagema; mas ao povo governa-se melhor pela franqueza.

Determinadas a contornar as resistências, nossas autoridades adotaram um estratagema perverso.

Como não encontrou, cobrou os diretores, que admitiram ter utilizado o estratagema para ganhar um pouco mais de liberdade.

Nas eleições parlamentares de novembro de 2010, Suu Kyi seguia sob prisão domiciliar e seu partido não concorreu por considerar o pleito um estratagema dos generais para manter-se no governo.