Sinificado de: Escarlatina
substantivo feminino
Doença febril infecciosa, contagiosa e epidêmica que se caracteriza pelo aparecimento de placas escarlates na pele e nas mucosas.
A escarlatina é principalmente uma doença infantil. O agente da infecção é um estreptococo hemolítico. A incubação dura no máximo quatro dias, sendo sucedida por uma angina, acompanhada de intensa febre, que precede de 24 horas a erupção generalizada de placas escarlates homogêneas e não proeminentes. Segue-se a descamação, que pode durar várias semanas. As complicações mais frequentes são a otite e a nefrite, e, eventualmente, o reumatismo articular. Graças ao emprego de antibióticos, o isolamento (anteriormente de 40 dias, quarentena) pode ser reduzido para 15 dias no caso de doentes tratados.
Definição de Escarlatina
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: es-car-la-ti-na
Plural: escarlatinas
Frases com a palavra Escarlatina
A escarlatina é uma doença contagiosa provocada por bactérias do gênero estreptococo.
Segundo Frattini, ele irá representar o país, já que Berlusconi contraiu escarlatina, doença infectocontagiosa, e os médicos o aconselharam a repousar.
Em declarações divulgadas pelo site do jornal, Massimo Galli, professor de Doenças Infecciosas da Universidade de Milão, afirma que os riscos da doença em um septuagenário como Berlusconi são "limitados" e que a escarlatina pode ser tratada com antibióticos.