Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Empirismo


substantivo masculino

[Filosofia] Doutrina filosófica que afirma ser o conhecimento resultado da experiência, restringindo-se ao que pode ser apreendido através dos sentidos ou da introspecção, opondo-se ao racionalismo e à metafísica.

Comportamento da pessoa que se pauta em conhecimentos de ordem prática.

Procedimento médico que se baseia na experiência sem a utilização de metodologia científica.

[Por Extensão] Pej. Dito ou comportamento de charlatão (curandeiro); charlatanismo.Etimologia (origem da palavra empirismo). Do francês empirisme.

Sinônimos de Empirismo

Empirismo é sinônimo de:rotina, charlatanismo,

Definição de Empirismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: em-pi-ris-mo
Plural: empirismos

Frases com a palavra Empirismo

Há uma perpétua troca de serviços entre a ciência e o empirismo. Muitas vezes a função da primeira consiste em formalizar o que a segunda descobriu.

Ninguém saiu às ruas (muito menos nus) pela mecânica newtoniana, pela relatividade de Einstein, pelo empirismo de Bacon ou pelo evolucionismo darwiniano.

Enquanto a primeira admite a existência do sagrado e de uma força organizadora do cosmos, a última escolheu as vias do empirismo e da comprovação para chegar às suas conclusões.

Krishnamurti rejeitava a simples estatística e o empirismo vulgar das ciências, mas entendia que o conhecimento surgia "através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação.