Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Empírica


substantivo feminino

Que se pauta ou resulta da experiência: pesquisa empírica.

Desenvolvido a partir da prática, da observação, por oposição à teoria.

Relacionado com o empirismo, com a doutrina que entende o conhecimento como consequência da experiência, aprendido por meio dos sentidos ou da introspecção.substantivo feminino

[Pejorativo] Quem se gaba de qualidades e conhecimentos que não possui; charlatã.Etimologia (origem da palavra empírica). Feminino de empírico.

Sinônimos de Empírica

Empírica é sinônimo de:prática, charlatã, científica,

Definição de Empírica

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: em-pí-ri-ca
Plural: empíricas

Frases com a palavra Empírica

Que são, entretanto, esses "métodos das ciências empíricas"? A que damos o nome de "ciência empírica".

Reforça a minha teoria, absolutamente empírica e provavelmente cretina, de que quem derrotou o comunismo foi a Ku'damm, a Kurfürstendamm.

Quando concedeu a liminar, o ministro ressaltou que, para decretar a prisão, a juíza de primeira instância "apoiou-se em elementos insuficientes, destituídos de base empírica idônea".