Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Dualismo


substantivo masculino

Princípio que afirma ser possível a coexistência, a existência simultânea de coisas antagônicas (a matéria e o espírito; o corpo e a alma; o bem e o mal).

[Por Extensão] Existência mútua ou simultânea de várias e contraditórias coisas (sensações ou sentimentos) em circunstâncias ou pessoas.

[Filosofia] Modelo de pensamento filosófico que deseja entender a realidade e a condição humana, de maneira a separá-las em dois preceitos básicos, geralmente opostos entre si ou desiguais.

[Filosofia] Segundo o cartesianismo, teoria de acordo com a qual a matéria e o pensamento possuem características independentes e não compatíveis.Etimologia (origem da palavra dualismo). Dual + ismo.

Sinônimos de Dualismo

Dualismo é sinônimo de:yin-yang, dualidade, duplicidade,

Definição de Dualismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: du-a-lis-mo
Plural: dualismos

Frases com a palavra Dualismo

História de Lince (1991) - Num esforço de "síntese de reflexões dispersas ao longo dos anos", o autor investiga as fontes filosóficas e éticas do dualismo ameríndio.

No fundo, "Coexist" é um decalque do debute de três anos atrás, que escapava do dualismo bobo rock/música eletrônica, dotando de aspecto autoral a mistura que tinha de R&B a pós-punk.

Com a segregação de gêneros, esse dualismo de masculino/feminino desaparece.