Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Diletantismo


substantivo masculino

Comportamento de quem age com imaturidade diante das regras e das normas que uma atividade pode requerer; amadorismo.

Dedicação a alguma coisa somente pelo prazer que ela lhe proporciona.

Característica da pessoa que gosta do que está relacionado com as artes ou com a literatura; gosto direcionado para as artes ou para a música.

Característica do que se realiza ou se desenvolve de maneira desinteressada, sem apuro ou cuidado.Etimologia (origem da palavra diletantismo). A palavra diletantismo tem sua origem pela junção da palavra diletante, e do sufixo -ismo.

Sinônimos de Diletantismo

Diletantismo é sinônimo de:amadorismo, curiosidade,

Definição de Diletantismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: di-le-tan-tis-mo
Plural: diletantismos

Frases com a palavra Diletantismo

Deveria existir uma pitada de diletantismo na crítica. Pois o diletante é um entusiasta que ainda não se acomodou e não está preso aos hábitos.

Podem-se criticar frontalmente minhas interpretações, mas desqualificá-las como exercício de diletantismo é um expediente fácil de quem sabe apenas se isolar em uma visão de mundo preconcebida e imune a qualquer confrontação com os fatos.

Não se deve temer a teoria, corretamente compreendida e aplicada, e sim aquilo que, na melhor das hipóteses, é diletantismo e, na pior, verdadeiro embuste.