Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Dilatação


substantivo feminino

Aumento do volume de um corpo, sem que ele receba qualquer acréscimo de material.

Na sua maioria, os sólidos e líquidos se dilatam quando aquecidos, e se contraem quando esfriam. Os gases também se expandem quando aquecidos sob pressão constante. Se um gás é aquecido dentro de um recipiente que impede a expansão do gás, sua pressão aumenta.

Sinônimos de Dilatação

Dilatação é sinônimo de:expansão, alargamento,

Definição de Dilatação

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: di-la-ta-ção
Plural: dilatações

Frases com a palavra Dilatação

Uma técnica cirúrgica desenvolvida por um médico brasileiro deverá se tornar referência em todo o mundo no tratamento da anomalia de Ebstein -má-formação cardíaca que provoca a dilatação do lado direito do coração, que, com o tempo, perde sua função.

Em apenas 5% dos casos, a causa é a ruptura de um aneurisma cerebral (dilatação anômala das artérias). Esse tipo é mais frequente em jovens, entre 30 e 50 anos.

Na verdade a gente tem uma vaso dilatação extracraniana, que é a fase de dor, a fase pulsátil da enxaqueca.