Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Dialeto


substantivo masculino

Variedade regional de uma língua.

Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua.

[Linguística] Toda variedade linguística que, embora possua particularidades específicas, não é considerada outra língua: dialeto caipira.

[Por Extensão] Maneira própria de falar; linguajar.Etimologia (origem da palavra dialeto). Do latim dialectus.i.

Sinônimos de Dialeto

Dialeto é sinônimo de:linguagem, linguajar,

Definição de Dialeto

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: di-a-le-to
Plural: dialetos

Frases com a palavra Dialeto

A operação foi denominada Abaçai, que no dialeto indígena significa o espírito maligno que se apossa de um índio, deixando-o enfurecido.

A palavra é uma deformação de "zeneïze", do dialeto que se fala na Liguria, cuja capital é Gênova, e significa simplesmente "genovês".

A primeira obra do autor escrita em francês -- as anteriores foram escritas em dialeto falado no norte e no noroeste afegão, o dari-- é dedicada à poeta afegã Nadia Anjuman, que foi espancada até a morte pelo próprio marido.