Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Desventura


substantivo feminino

Infortúnio; falta de sorte; desprovido de ventura; em que há desgraça.

Má sorte; ausência de felicidade; expressão de tristeza.

Desgraça; situação angustiante, prejudicial.Etimologia (origem da palavra desventura). Des + ventura.

Sinônimos de Desventura

Desventura é sinônimo de:azar, desgraça, infortúnio, tragédia, desdita, infelicidade,

Antônimos de Desventura

Desventura é sinônimo de:êxito, sorte, felicidade, ventura,

Definição de Desventura

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: des-ven-tu-ra
Plural: desventuras

Frases com a palavra Desventura

Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces.

É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças.

Resta saber se a desventura aconteceu com o próprio poeta --sempre um fingidor-- ou com sua personalidade criadora, o Glauco Mattoso, nome inventado pelo escritor após ele ter perdido a visão, atingido por uma doença chamada glaucoma.

Volvei pois, sombras vãs, ao fogo eterno; E lamentando a minha desventura Moverei a piedade o mesmo inferno.