Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Deserção


substantivo feminino

Abandono do serviço militar, sem licença, permanecendo por um tempo superior ao previsto; crime de deserção.

Defecção; abandono ou afastamento de um lugar que se frequentava ou de algo em que se participava por dever, compromisso, obrigação ou afinidade: deserção de fiéis; deserção de adeptos do partido.

[Jurídico] Abandono ou desistência de um recurso, colocado por uma das partes que participa do litígio: deserção de recurso.

Despovoação; fuga ou desaparecimento dos habitantes de um lugar.

[Por Extensão] Ação de deixar de possuir um sentimento em relação a alguém.Etimologia (origem da palavra deserção). Do latim desertio.onis.

Sinônimos de Deserção

Deserção é sinônimo de:desistência, abandono, abjuração, apostasia, retratação, despovoação,

Definição de Deserção

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: de-ser-ção
Plural: deserções

Frases com a palavra Deserção

O soldado de primeira classe britânico Joe Glenton, que se recusa a voltar para o Afeganistão por acreditar que não há condições de se vencer a guerra, compareceu nesta segunda-feira, pela primeira vez, perante a corte marcial que o julgará por deserção.

O Conselho Nacional Sírio, principal aliança opositora, confirmou que se tratava de uma deserção.

Os tribunais militares nazistas pronunciaram cerca de 30 mil condenações à morte por deserção ou traição em tempos de guerra, e por volta de 20 mil pessoas foram executadas, segundo os historiadores.