Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Desemprego


substantivo masculino

Ação de desempregar, de demitir, de tirar o emprego ou a ocupação de alguém.

Consequência dessa ação; falta de emprego: o desemprego no Brasil tende a aumentar.

Estado da pessoa que perdeu o emprego: este desemprego está me dando liberdade.Etimologia (origem da palavra desemprego). A palavra desemprego deriva da junção do prefixo des-, e da palavra emprego, forma regressiva do verbo empregar.

Sinônimos de Desemprego

Desemprego é sinônimo de:emprego, trabalho, ofício,

Definição de Desemprego

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: de-sem-pre-go
Plural: desempregos

Frases com a palavra Desemprego

gente sem terra,corrupção, desemprego:mundo em guerra

A média da taxa de desemprego deve ficar em 8,8% neste ano, ante 7,9% no ano passado, segundo o BC.

O Banco Central prevê que a taxa de desemprego deve chegar a um pico de 9,8% em julho e encerrar o ano em 7,6%, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita.

O último dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em 8,8% em maio, praticamente estável em relação a abril (quando a taxa ficou em 8,9%).