Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Classicismo


substantivo masculino

Doutrina dos artistas que, a partir do séc. XVI, encontraram na Antiguidade greco-romana suas fontes de inspiração e seus exemplos.

Doutrina literária e artística fundada sobre o respeito da tradição clássica.

Caráter do que é conforme a certa tradição literária ou artística.

O classicismo confere maior importância às faculdades intelectuais do que às emocionais na criação das obras de arte, porque busca a expressão de valores universais acima dos particularismos individuais ou nacionais. Inspirando-se nos modelos da Antiguidade clássica greco-romana, estabeleceu princípios ou normas, como a harmonia das proporções, a simplicidade e equilíbrio da composição e a idealização da realidade. Recusa, portanto, a emotividade e exuberância decorativa do barroco.

Definição de Classicismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: clas-si-cis-mo
Plural: classicismos

Frases com a palavra Classicismo

Os estilos se alternam pelas paradas, mas é comum a evocação de períodos anteriores da história da arte: classicismo, romantismo, art nouveau e, sobretudo, art déco.

Glorificação do amor conjugal e afirmação dos valores da liberdade contra a tirania, trata-se da única partitura operística de Ludwig van Beethoven (1770-1827), que rompeu os cânones herdados do classicismo e abriu caminho para a revolução do romantismo na música.

Bater na tecla da surdez é ignorar a transição do classicismo ao romantismo que operou, é esquecer de suas ousadias harmônicas ou de suas melodias.