Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Cirurgião


substantivo masculino

[Medicina] Indivíduo especializado no exercício da cirurgia, da prática cirúrgica: médico-cirurgião, médico-operador.

[Ictiologia] Peixe encontrado no Atlântico Tropical, com aproximadamente 30 centímetros de comprimento e de coloração marrom; acaraúna, barbeiro, peixe-doutor.Etimologia (origem da palavra cirurgião). Do latim chirurgianus.

Sinônimos de Cirurgião

Cirurgião é sinônimo de:médico, operador, caraúna, barbeiro,

Definição de Cirurgião

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: ci-rur-gi-ão

Frases com a palavra Cirurgião

Não sei se sou autoritário. Durante as filmagens, sou decerto uma pessoa diferente, sem tempo para delicadezas. Mas será que, numa operação, o cirurgião diz: poderia me passar o bisturi, por favor? Muito obrigado. Claro que não. Ele só diz: bisturi!

O cirurgião que a tratou no início disse que não tinha certeza se ela recobraria as capacidades motoras.

O cirurgião, de 46 anos, recomendou cautela, mas destacou que o paciente está ansioso para sair da UTI.

Embora exista uma legislação federal - portaria nº 3.642, de 1998- que determine que deva haver um especialista em cirurgião de mão entre os médicos que compõem as equipes hospitalares de atendimento de urgência e emergência, na prática, isso não existe.