PUBLICIDADE

Sinificado de: censurar


verbo bitransitivo

Não autorizar a apresentação, a representação, a divulgação, a exibição ou a postagem de alguma coisa; proibir: censurar algumas imagens em livros infantis.

Fazer a censura, o exame prévio ou posterior (de publicações, peças teatrais, filmes, programas etc.): o SNI, Serviço Nacional de Informações, foi um dos responsáveis pela censura no Brasil.

Proibir alguma coisa tendo como base uma ideologia, religião, conceito moral etc.: ditador buscava censurar religiões diferentes das dele.verbo transitivo direto

Criticar com veemência; condenar, reprovar, repreender: censurar um comportamento reprovável.verbo transitivo direto e bitransitivo

Assinalar um problema, falha ou defeito, em algo ou alguém: sua mãe censurava seu vício; censuraram o chefe por sua maneira de falar.verbo transitivo direto, intransitivo e pronominal

Avaliar algo, alguém ou si mesmo, de um modo ruim, prejudicial, negativo; desaprovar: censurar costumes; olhou seu modo de vida e já quis censurar; censurava-se por ser diferente.Etimologia (origem da palavra censurar). Forma derivada de censura + ar.

Sinônimos de censurar

censurar é sinônimo de:proibir, condenar, reprovar, repreender, exprobar, criticar, objurgar, reprochar, verberar, vituperar,

Antônimos de censurar

censurar é sinônimo de:aprovar, elogiar, exaltar,

Definição de censurar

Classe gramatical: verbo bitransitivo
Separação silábica: cen-su-rar

Frases com a palavra censurar

Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais.

É fácil censurar os outros; difícil é ser censor dos próprios atos.

Isso tem como consequência uma série de restrições, como a proibição de emitir opinião sobre candidato, de usar "trucagens" (o que poderia censurar charges eletrônicas) e de realizar entrevistas com apenas um concorrente.

LaRue pediu ao Congresso venezuelano que detenha a aprovação dessa norma até que possa haver um diálogo mais amplo, mais sério e mais técnico sobre o tema, já que "sancionar como delitos a forma de oposição no fundo é censurar e enclausurar a liberdade de expressão".

Depois que os tribunais declararam o levante ilegal, Iloilo reagiu suspendendo a Constituição e mantendo o militar como primeiro-ministro, que por sua vez, decidiu suspender todos os juízes, declarar o estado de exceção, desvalorizar a moeda e censurar os meios de comunicação, entre outras medidas.