Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Carranca


substantivo feminino

Cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada.

[História] Escultura que imita uma cabeça humana ou de animais, entalhada na madeira e grosseiramente colorida, usada pelos barqueiros do rio São Francisco, que as colocavam na proa, para espantar os maus espíritos.

Escultura com aparência humana ou de animais que, colocada na parte dianteira de certas embarcações, trazia o nome da nau.

Escultura de uma cabeça disforme, usada para enfeitar chafarizes, fontes.

Algo com o qual se cobre o rosto; máscara.Etimologia (origem da palavra carranca). Cara + anca.

Sinônimos de Carranca

Carranca é sinônimo de:caraça, cenho, máscara, passadista, rotineiro,

Definição de Carranca

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: car-ran-ca
Plural: carrancas

Frases com a palavra Carranca

Ele olhava para ela com seus olhos negros intermináveis e as sobrancelhas unidas numa carranca.

Quando amanhece abro as gaiolas e solto os pássaros de meu corpo, deixo-os partir, bato palmas para que alcancem a liberdade das notícias, que vêm e vão para longe desta gaiola-corpo que sou e me suporta, amo a carranca de proa, perfil de uma cidade agredida por ondas selvagens.

Na segunda-feira (14), segundo a polícia, ele a golpeou na parte de trás da cabeça com uma escultura de madeira maciça, conhecida como carranca, causando hemorragia.