Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Carbônico


adjetivo

Diz-se de um anidrido (CO2) resultante da combinação do carbono com o oxigênio. (O anidrido, gás carbônico, ou bióxido de carbono, teve sua constituição estabelecida por Lavoisier em 1781.) O ácido carbônico (H2CO3) não pode ser isolado, mas conhecemos seus sais, ditos carbonatos. O gás carbônico é produzido pela combustão do carvão, pela fermentação dos líquidos, a respiração dos animais, das plantas etc. É um gás incolor, de cheiro e gosto penetrantes, asfixiante.

Definição de Carbônico

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: car-bô-ni-co
Plural: carbônicos

Frases com a palavra Carbônico

Até agora, informou, houve "progressos, propostas claras, muitas ideias interessantes e avanços importantes", como o compromisso demonstrado pelos Estados Unidos, que não assinaram o Protocolo de Kyoto, e o estabelecimento de um "diálogo construtivo" com a China, o maior emissor mundial de gás carbônico (CO2).

Estudo feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aponta que cada litro da nova mistura reduz em 3% a emissão de gás carbônico.

Culturas como a mandioca, das quais milhões de pessoas em todo o mundo dependem, tornam-se mais tóxicas e produzem menos em um mundo com mais gás carbônico e secas, dizem cientistas australianos.