Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Caprichoso


adjetivo

Que tem capricho; cheio de caprichos; que trabalha ou faz alguma coisa com muito cuidado, esmero, apuro; esmerado.

Que é muito cuidadoso, aplicado: trabalhador caprichoso.

Que não cumpre regras nem padrões; incomum, excêntrico, extravagante.

[Figurado] Que resulta de uma motivação genuína ou pode resultar dela.

Que se altera ou varia de acordo com a situação, com as circunstâncias; inconstante, volúvel.Etimologia (origem da palavra caprichoso). A palavra caprichoso tem sua origem pela junção de capricho e do sufixo -oso.

Antônimos de Caprichoso

Caprichoso é sinônimo de:desalinhado, desarranjado, descuidado, desmazelado, displicente, negligente, relaxado, sujo,

Definição de Caprichoso

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ca-pri-cho-so
Plural: caprichosos

Frases com a palavra Caprichoso

Nele, o rei é muito vaidoso, caprichoso, um tanto cruel e, mesmo tendo uma péssima pontaria, adora caçar passarinhos.

Sua paixão pelas miniaturas começou, na verdade, com os aviões; um dia, porém, viu no Ibirapuera alguns barquinhos e decidiu construí-los; exímio artesão e muito caprichoso, seus minúsculos veleiros, que depois passaram a ser guiados por controle, tornaram-se famosos.

Mas é um recurso caprichoso: nem sempre está disponível quando e onde se deseja. É um recurso frágil, sujeito a contaminação e poluição. E é um recurso difícil de ser gerenciado: são por vezes antagônicos os interesses e as visões em relação à água.