Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Cantiga


substantivo feminino

Composição curta própria para ser cantada: cantiga de ninar.

[Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.

[Por Extensão] Cada estrofe desse poema, ou desse tipo de poesia.

Composição popular que se destina ao canto, feita para ser cantada.

[Figurado] Conversa de quem busca enganar ou obter algo em benefício próprio; lábia.Etimologia (origem da palavra cantiga). Talvez do céltico cantica.

Definição de Cantiga

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: can-ti-ga
Plural: cantigas

Frases com a palavra Cantiga

Vale andar em sapato de lata, pegar atalho com cipó ou carona em cantiga de roda, para depois descansar em almofadas bordadas com versinhos.

Parodiando a cantiga da fábula infantil de "Os Três Porquinhos"--"quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau, mau, mau!"--o projetista de iluminação cantarolou fingindo pouco caso:.

Até quando vamos continuar eliminando a saudável variedade dos cânticos pelo som monocórdico da mesma e repetida cantiga.