Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Calabouço


substantivo masculino

Prisão subterrânea, fria e escura; masmorra, cárcere.

[Pejorativo] Qualquer lugar que pode ser usado como prisão; cadeia.

[Figurado] Lugar ou aposento sombrio, triste, úmido, especialmente quando localizado debaixo de uma construção antiga: a ala feminina da prisão era um verdadeiro calabouço.Etimologia (origem da palavra calabouço). A palavra calabouço deriva do espanhol “calabozo”, que significa masmorra.

Sinônimos de Calabouço

Calabouço é sinônimo de:ergástulo, prisão, enxovia, masmorra, cadeia, cárcere,

Definição de Calabouço

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: ca-la-bou-ço
Plural: calabouços

Frases com a palavra Calabouço

Todos os detalhes estão registrados na instalação de papel, como um armário com as armaduras dos cavaleiros, calabouço, aposentos reais, mesa de banquetes e muito mais.

De dentro de um calabouço, uma voz repete palavras em agonia.

Ela contou que não pode testemunhar no processo por abuso de autoridade contra o ex-agente, no início dos anos 80, porque estava "isolada num calabouço".