Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Brônquio


substantivo masculino

Cada um dos condutos que se seguem à traqueia, e pelos quais o ar se introduz nos pulmões e deles sai. A traqueia divide-se em dois brônquios lobulares (três à direita, dois à esquerda); essas divisões ramificam-se, no interior do pulmão correspondente, em brônquios extralobulares e, depois, em intralobulares, ou bronquíolos.

Definição de Brônquio

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: brôn-qui-o
Plural: brônquios

Frases com a palavra Brônquio

Em maio deste ano, por exemplo, médicos relataram o sucesso do implante de um brônquio impresso em 3D com plástico absorvível em um bebê.

Segundo seu filho, o ex-jogador "tem um brônquio obstruído", que nas últimas horas lhe causou uma "descompensação", por isso que os médicos "fizeram nele uma pequena intervenção para que a transmissão do ar seja melhor".

Nos homens, os tipos de câncer mais comuns são o de próstata (com 60.180 casos novos estimados para 2012), traqueia, brônquio e pulmão (17.210) e cólon e reto (14.180).