Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Apoplexia


substantivo feminino

[Medicina] Derrama (de sangue) encontrada no interior de um órgão; Padecimento dos centros nervosos que se manifesta pela perda súbita das sensações e dos movimentos.

Designação comum das patologias causadas por derramamento de sangue no interior de um órgão.

[Antigo] Designação antiga de AVC - acidente vascular cerebral.

Apoplexia fulminante. Que mata repentinamente.

Apoplexia pulmonar. Que lesiona o pulmão.Etimologia (origem da palavra apoplexia). Do grego apoplexia, pelo latim apoplexia.

Definição de Apoplexia

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: a-po-ple-xi-a
Plural: apoplexias

Frases com a palavra Apoplexia

O ditador norte-coreano tinha sofrido uma apoplexia em agosto de 2008 e desde então havia vários rumores sobre seu debilitado estado de saúde.

Recebi o presente próximo da apoplexia e, nos dias seguintes, ela desafiava-me a escrever-lhe cartas imaginárias, algures no ano 2020.

Há uma década que a ex-governante britânica, que ganhou a alcunha o título de Dama de Ferro durante o conflito pelas Malvinas, não voltou a falar em público, depois que os médicos a desaconselharam em consequência de pequenos ataques de apoplexia que causaram confusão e perda de memória.