Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Alcatrão


substantivo masculino

Substância escura e viscosa que se obtém pela destilação da hulha ou do petróleo. (O alcatrão de hulha produz diversos derivados: benzina, tolueno, xilênio, fenol, naftaleno, creosoto, antraceno, breu; o alcatrão vegetal, extraído da madeira, contém naftaleno e parafina.).

Alcatrão mineral, espécie de betume natural.

Sinônimos de Alcatrão

Alcatrão é sinônimo de:pez, breu, piche,

Definição de Alcatrão

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: al-ca-trão
Plural: alcatrões

Frases com a palavra Alcatrão

Analistas dizem que as reservas globais do petróleo leve, fácil de explorar, estão rapidamente se esgotando, o que significa que o futuro do setor está em áreas de produção difícil, como a Faixa do Orinoco, o pré-sal brasileiro e as areias de alcatrão do Canadá.

Ela serve para verificar teores de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão nas marcas O aparelho simula uma tragada a cada dois segundos, até o fim do cigarro, para armazenar a fumaça que será analisada.

Nos últimos 50 anos os fabricantes reduziram o alcatrão e a nicotina nos cigarros, mas aumentaram os níveis de toxinas específicas como o beta-naftilamina, um conhecido agente cancerígeno para a bexiga.